Parques estaduais são opção de lazer no ano novo

http://www.parana-online.com.br - 30/12/2010
Para os paranaenses que querem aproveitar as festas de fim de ano em contato com a natureza, uma boa opção de passeio é visitar um dos 27 parques estaduais que estarão abertos para visitação durante o feriado de ano novo. Além disso, o Paraná conta com Áreas de Proteção Ambiental (APA), Estações Ecológicas, Refúgios da Vida Silvestre e Reservas Biológicas e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

Veja alguns dos parques que estarão abertos: Parque Estadual Pico do Marumbi, Caminho do Itupava, Parque Estadual de Vila Velha, Rio das Onças, Parque Estadual da Lagoa Azul, Parque Estadual Cabeça do Cachorro, Parque Estadual do Guartelá e Parque Estadual de Campinhos, entre outros. Informações completas sobre todos os parques podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.uc.pr.gov.br .

As unidades de conservação do Paraná possuem infraestrutura adequada para receber os visitantes e proporcionam verdadeiras aulas de educação ambiental ao ar livre. Todos os parques disponibilizam de centro de visitantes, onde acontecem palestras sobre a conservação ambiental, biodiversidade e animais em extinção, entre outros assuntos.

Campos Gerais - O Parque Estadual de Vila Velha - o mais antigo dos parques estaduais - é um dos favoritos. Os arenitos são as principais atrações da unidade, que possui toda estrutura necessária para atendimento ao visitante, sem causar impactos negativos sobre um importante patrimônio geológico do Paraná.

A Lagoa Dourada, pela cristalinidade de suas águas e seus inúmeros cardumes de peixes, é um atrativo de relevância, que incrementa a visitação da área. As Furnas se destacam pela peculiaridade de sua formação e são locais propícios para o desenvolvimento de atividades integradas à natureza.
O Parque Vila Velha localiza-se no município de Ponta Grossa e fica aberto à visitação de quarta à segunda-feira, e nos feriados das 8h30 às 15h30. O telefone do parque é (42)3228-1539.

O Parque Estadual do Guartelá, que possui o 6o maior canion do planeta em extensão, possui como principal atividade a caminhada por sua trilha básica que é realizada sem guia. Pela trilha é possível conhecer os panelões do Arroio Pedregulho, onde é permitido entrar na água. Também há um mirante para visualizar o canion do rio Iapó e a cachoeira Ponte da Pedra. A extensão da trilha é de cinco km (ida e volta) de dificuldade média. O tempo para fazer toda a trilha é de aproximadamente 2h30.

No Parque Guartelá há também a Trilha das Pinturas Rupestres que dá acesso aos panelões do Arroio Pedregulho, às pinturas rupestres de aproximadamente seter mil anos, ao portal de rochas areníticas, além de vários mirantes com vista para o canyon. Esta trilha possui seis km de extensão, média dificuldade e deve ser feita com guia, com duração média de quatro horas.

O Parque está localizado no município de Tibagi e está aberto à visitação de quarta a domingo e feriados das 8 às 16h30. O telefone do parque é (42) 3275-2269.

Litoral - O Parque Estadual Pico do Marumbi, por exemplo, é reconhecido pela Unesco desde 1999 como parte integrante do Sítio do Patrimônio Mundial da Natureza - que protege ecossistemas da Floresta Atlântica. No Parque situa-se o conjunto Marumbi, composto por nove picos. O mais alto deles é o morro Olimpo, que junto com três outros cumes (Abrolhos, Ponto do Tigre e Gigante) são abertos à visitação pública. O Parque fica no município de Morretes e é aberto de quarta à segunda-feira, e também feriados, das 8h30 às 18 horas. O telefone de contato é (41) 3462-3598 e 3462-2954.

Já o Parque Florestal Rio das Onças localiza-se no município de Matinhos e está aberto à visitação de terça-feira a domingo e nos feriados das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O telefone de contato é o (41) 3453-2472.

Região Oeste - O Parque Cabeça do Cachorro fica no município de São Pedro do Iguaçu e está aberto à visitação de terça-feira a domingo e feriados das 8 às 18 horas. O telefone de contato é (45) 3255-1007. Já o Parque Estadual Lago Azul fica em Campo Mourão e é aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados das 14 às 17 horas. O telefone de contato é (44) 3523-1915. Além da paisagem, o Parque Lago Azul possui trilhas exclusivas para apreciação da fauna e flora local.

RMC - Na Região Metropolitana de Curitiba, o Parque Estadual de Campinhos possui como maior atrativo a Gruta dos Jesuítas, a 5ª maior do Estado. A região do parque é formada por rochas com até 900 metros de altitude e possui uma alta concentração de cavernas. A Gruta dos Jesuítas é visitada percorrendo salões de aproximadamente 550 metros de extensão com estalagmites e estalactites, entre outros.

No parque também é possível fazer caminhadas pela Trilha da Floresta, onde o visitante percorre 900 metros em mata nativa, na qual é possível conhecer diversas espécies vegetais.

O Parque está localizado no município de Tunas do Paraná e está aberto de quarta-feira a domingo, e feriados das 9 às 16 horas. Apenas para visitação da gruta o horário é até 15h30 para grupos pré-agendados. O telefone de contato do parque é (41) 3659-1428.

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/501529/?noticia=PARQUES+ESTADUAIS+SAO+OPCAO+DE
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas