Equipe do Parna da Serra dos Órgãos presta solidariedade aos municípios atingidos pelas chuvas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/01/2011
Ao receber as primeiras informações sobre a dimensão da tragédia ocorrida pelas fortes chuvas que atingiram os municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de janeiro, o chefe em exercício do Parque Nacional (Parna) da Serra dos Órgãos, Leandro Goulart, decidiu prestar apoio às ações da Defesa Civil antes mesmo de receber qualquer solicitação.

O Parque atuou no resgate de sobreviventes, remoção de desabrigados, distribuição de alimentos, retirada de corpos e ofereceu alojamento para outros órgãos envolvidos nas operações. Durante a operação de resgate às vítimas e auxílio aos desabrigados, foram envolvidos 59 funcionários vinculados ao Parna da Serra Órgãos, sendo 4 analistas, 16 funcionários terceirizados de apoio administrativo e manutenção, 7 funcionários da empresa concessionária, 11 vigilantes, 8 monitores ambientais e 13 brigadistas voluntários.

O alojamento do Parque foi cedido ao Exército, recebendo cerca de 50 militares, que permanecerão enquanto for necessário. A Casa do Pesquisador aloja, desde sábado (15) bombeiros e cães farejadores, devidamente contidos em caixas de transporte. Alguns policiais civis foram acomodados no camping, com barracas e material cedido pelo pessoal do Parque.

Todas as viaturas tracionadas do Parque foram utilizadas nas operações: 1 caminhão Mercedes Benz da Brigada de incêndio; 1 Toyota Hilux, 1 GM Tracker, 1 Ford Ranger; 1 Toyota Bandeirantes. Os servidores e funcionários se cotizaram para comprar alimentos e reuniram roupas e cobertores para doação.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/equipe-do-parna-da-serra-dos-orgaos-presta-solidariedade-aos-municipios-atingidos-pelas-chuvas
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.