Polícia Ambiental encontra barracão de caçadores em reserva

http://eptv.globo.com - 28/02/2011
Uma denúncia anônima levou uma equipe da Fundação Florestal e policiais militares do 1 Batalhão de Polícia Ambiental, 4ª CIA e 2 PEL até o Monumento Natural Estadual (MNE) da Pedra Grande e o Parque Estadual de Itapetinga, em Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. A razão: a suspeita de prática ilegal da caça em área de preservação ambiental.

Um barracão, supostamente usado por caçadores, foi demolido. Diversos equipamentos, ferramentas e utensílios - como enxadas, pás, machados, serras-arco, facão, foices, espetos, lampião a gás, serrote, martelo, pregos e arames, além de panelas e utensílios de cozinha em geral, comida, bebidas alcoólicas e 2 litros combustível - que certificavam a atividade de caça, estavam junto a alimentos para "ceva", geralmente utilizados para atrair animais silvestres como cotia, paca, veado, tatu, jacu, além da onça-parda (suçuarana) e jaguatirica. Nenhuma pessoa foi detida.

"Esta operação conjunta da Fundação Florestal e Polícia Militar Ambiental faz parte do Plano Emergencial de Fiscalização e Monitoramento para gestão das Novas Unidades de Conservação do Contínuo Cantareira, recém criadas pelo Decreto Estadual 55.662 de 30 de março de 2010", afirma o chefe das UCs e geógrafo Francisco de Assis Honda.

A Polícia Militar Ambiental solicita que denúncias anônimas como esta sejam feitas pelo Disque Denúncia no telefone 181 e/ou 0800-113560, diretamente na base mais próxima do Policiamento Militar Ambiental ou na Sede Operacional da Fundação Florestal (Rua Treze de maio, 53 - Centro, Atibaia - SP, Telefone (011) 4402-7748).


http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,337780,Caca+na+Pedra+Grande.aspx
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra de Atibaia ou Itapetininga
  • UC Pedra Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.