Analistas elaboram o primeiro inventário de aves e mamíferos da Rebio do Gurupi

http://www.icmbio.gov.br - 21/03/2011
Analistas ambientais da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, no Maranhão, fazem o levantamento das espécies de aves e mamíferos da região. A pesquisa vai subsidiar o diagnóstico ecológico para a revisão do plano de manejo da unidade. As coletas de dados começaram em 16 de novembro de 2010 e vão durar um ano.

Além de servir para a revisão do plano de manejo, o levantamento será útil para futuras pesquisas e também para a elaboração do Plano de Ação Nacional das espécies ameaçadas. Os trabalhos são comandados pelos analistas Diego Mendes Lima e Daniel Santana Lourenzo Raíces. A Rebio Gurupi é considerada um importante centro de endemismo (habitat de espécies exclusivas da região).

Já foram identificadas cerca de 150 espécies de aves, sendo que seis constam na lista de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente (2003): Crax fasciolata pinima (mutum-de-penacho), Psophia viridis obscura (jacamim-de-costas-verdes), Guaruba guarouba (ararajuba), Pteroglossus bitorquatus bitorquatus (araçari-de-pescoço-vermelho) e Dendrocincla merula badia (arapaçu-da-taoca).

As aves estão sendo marcadas com anilha padrão Cemave/ICMBio. Após a coleta dos dados bionômicos e biométricos (peso, altura e outras características físicas), os animais são fotografados e posteriormente liberados.

Foram identificadas também 37 espécies de mamíferos, sendo 12 de quirópteros (morcegos) e 23 de mamíferos de médio e grande porte. Entre as espécies ameaçadas estão Leopardus tigrinus (gato-do-mato-pequeno), Leopardus wiedii (gato-maracajá), Puma concolor (suçuarana) Panthera onça (onça-pintada), Alouata belzebul ululata (guariba) e Myrmecophaga tridactyla (tamanduá-bandeira)

A Reserva Biológica do Gurupi é uma Unidade de Conservação de proteção integral criada pelo Decreto n 95.614, de 12 de janeiro de 1988, com uma área de 341.650 ha, abrangendo os municípios maranhenses de Bom jardim, Centro Novo do Maranhão e São João do Carú.

O plano de manejo da unidade, elaborado em 1999, estabelece que o principal objetivo da reserva é preservar uma das últimas porções de Floresta Amazônica existente no Maranhão. As informações científicas da fauna que subsidiaram as primeiras discussões para sua criação, foram obtidas por meio de relatórios técnicos e artigos científicos na década de 90, realizados em áreas indígenas no entorno da Rebio.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/analistas-elaboram-o-primeiro-inventario-de-aves-e-mamiferos-da-rebio-do-gurupi
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Gurupi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.