Reserva da Biosfera do Pantanal

Área 0,00ha.
Jurisdição Legal Outros
Ano de criação
Grupo Geral
Instância responsável Federal

Mapa

Não há dado disponível para a plotagem dessa área protegida no mapa

Ambiente

Biomas

Bioma % na UC
Amazônia 8,53
Cerrado 45,29
Pantanal 46,16

Gestão

  • Órgão Gestor:
  • Tipo de Conselho:
  • Ano de criação :

Documentos Jurídicos

Documentos Jurídicos - RBIOSF do Pantanal

Tipo de documento Número Ação do documento Data do documento Data de Publicação Observação Download
Portaria 106 Instrumento de gestão 15/02/2018 15/02/2018 Nomeia os representantes dos órgãos e entidades como membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal de Mato Grosso - CERBPantanal-MT  
Portaria 345 Conselho - regimento interno 10/05/2018 10/05/2018 Aprova o Regimento Interno do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal - Mato Grosso - CERBPantanal - MT.  
Edital 01 Conselho 25/09/2017 27/09/2017 dispõe sobre a composição do Comitê Estadual da RB do Pantanal - MT.  

Documentos de gestão - RBIOSF do Pantanal

Tipo de plano Ano de aprovação Fase Observação

Características

Território da RBPA

A Reserva da Biosfera (RB), abrange uma área de 264.176 km², nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e uma pequena parcela de Goiás. Cobre a região de abrangência do Pantanal Mato-Grossense e de áreas de influência das cabeceiras dos rios que estruturam o sistema hídrico da planície pantaneira e visa: contribuir para a conservação de paisagens,
ecossistemas, espécies; fomentar o desenvolvimento econômico e humano que seja sociocultural e ecologicamente sustentado; apoiar projetos demonstrativos, educação ambiental e capacitação, pesquisa e monitorização relacionados com os temas locais, regionais, nacionais e globais da conservação e do desenvolvimento sustentado.

Estruturar projeto-piloto para produtos da sociobiodiversidade com a criação do selo RB Pantanal, o selo da Unesco e da Reserva, servindo como identificação de origem de produtos e atividades turísticas e culturais, sendo as práticas sustentáveis existentes nesses espaços incentivadas, de forma a fortalecer a relação do Homem com a natureza, a preservar os recursos naturais e a identidade de seus habitantes.

A criação de Brigadas voluntárias é um enorme desafio no Pantanal, a maior área húmida da América do Sul e um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo. Em 2000, parte desta eco região, Área de Conservação do Pantanal foi inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO. No mesmo ano, 26.4 milhões de hectares foram nomeados Reserva da Biosfera daUNESCO. Esta imensa área enfrenta incêndios sem precedentes devido a uma combinação de fatores: chuvas abaixo da média histórica; baixa humidade relativa; altas temperaturas e incêndios antrópicos para práticas de pecuária; Mais de 1.950.000,00 ha foram destruídos por incêndios não controlados até agora. A Área de Conservação do Pantanal corre sérios riscos se nada for feito.

Características Ecológicas do Território

A Bacia do Rio Paraguai possui no Pantanal uma das maiores extensões de áreas inundadas do planeta, com 147.574 km², e liga o Cerrado brasileiro ao Chaco Boliviano e Paraguaio.

O Pantanal apresenta um mosaico paisagístico integrado, com influência predominante do Cerrado a leste. Recebe a influência florística da Mata Atlântica, também a leste, do Amazonas ao norte e do Chaco a oeste.

Em algumas áreas existem fragmentos de Caatinga. No Planalto predomina o Cerrado. Há uma abundância de avifauna, especialmente aves aquáticas, que se reúnem em torno de alimentos sazonais ou recursos reprodutivos, em muitos casos formando grandes ninhos.

Os mamíferos são amplamente distribuídos e encontram nichos alimentares e reprodutivos na planície pantaneira. O endemismo é baixo, apesar da existência de espécies oficialmente classificadas como ameaçadas de extinção.

O regime hidrológico é de fundamental importância para o funcionamento do sistema, uma vez que a produtividade ecológica é determinada pela dinâmica ou pelo pulso hidrológico dos rios, pelas propriedades físicas, condições químicas e microbiológicas do substrato e pelas comunidades de plantas e animais adaptadas às condições de solo saturado ou inundado.

Mais detalhes: https://reservasdabiosfera.org.br/reserva/rb-pantanal/

Notícias

Total de 12 notícias sobre a área protegida RBIOSF do Pantanal no banco de dados RSS

Ver todas as notícias dessa área protegida

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.